SEJAM TODOS BEM VINDOS

"A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose..." Rubem Alves

sábado, 11 de fevereiro de 2012

SUCESSO E RECONHECIMENTO – O ESCRITOR URUANENSE DHIOGO CAETANO RECEBE PRÊMIO DE DESTAQUE CULTURAL EM CURITIBA

Bem segue abaixo um texto enviado por meu amigo Dhiogo Caetano, ele me pediu que divulgasse, e é isso que estou fazendo aqui, espero que todos leiam, comentem e divulguem se puder, nossa cultura agradece: 
                                    
"Acostumado estou, em não ter reconhecimento na minha terra. Fico triste quando percebo que o meu trabalho só tem crescido em outros estados e até em outros países e nos meios de comunicação da minha cidade não se vê sequer uma notinha do meu reconhecimento.
Ontem e hoje estarei recebendo um prêmio cultural em Curitiba, Paraná, o prêmio Literarte 2012: categoria destaca cultural.
Órgãos governamentais da minha cidade do meu estado, onde estão vocês que não ajudam no progresso da nossa cultura, visto que é o nome da nossa cidade, estado que estão sendo exaltados?"
Fundada e idealizada pela Comendadora Izabelle Valladares a Associação Internacional de escritores e artistas (Literarte) nasceu da necessidade dos escritores e artistas apresentarem suas criações ao público alvo e de propagar sua produção ao mundo.
Diante dessa dificuldade identificada dos criadores mostrarem suas produções e após inúmeras reuniões para a criação de uma entidade que realmente fizesse a diferença, com ações reais e dinâmicas para desenvolver e propagar a cultura literária e artística de maneira eficaz, a Literarte nasce com a energia de seus fundadores e com a expectativa de fazer grande diferença no mundo cultural para seus associados.
Neste ano o prêmio acontece nos dias quatro e cinco. E entrega do prêmio, será às 16 horas, na sala de Conferência Takumi - Hotel Nikko Curitiba, um dos homenageados do evento é o escritor uruanense Dhiogo José Caetano, ele foi indicado após analise do seu perfil, e aprovado pela diretoria para receber o troféu “Prêmio Literarte de Cultura 2012”.
A outorga é uma grande homenagem há todos aqueles que brilharam durante o ano de 2011 no cenário cultural e tem como objetivo central, reconhecer e trazer à público as melhores iniciativas culturais tendo como critério: talento, criatividade, empreendedorismo, respeito e companheirismo e apoio cultural.
É uma grande oportunidade de ter contato com pessoas do meio literário, além de tentar conseguir apoio para projetos e livros. Sempre volto com mais esclarecimento e engrandecido culturalmente
Dhiogo Caetano foi citado devido a sua atuação cultural no cenário brasileiro. Caetano é graduado em História pela UEG - Universidade Estadual de Goiás. Tem diversos trabalhos e artigos publicados e já vem colhendo os frutos de seu trabalho há algum tempo depois que resolveu sair do anonimato e divulgar seus trabalhos pela internet, através de publicações na Web artigo, Recanto das Letras, Jornal o Povo, Jornal o Dia, Canto dos Escritores, Overmundo, Minha Praia é Cinema, Poetas Livres, Portal Literal e em outras revistas como: Revista Factus e Partes.
Também faz parte do projeto da Nova Coletânia, Rocco, Abralie, Publicações Iara, Encantos do Brasil II da Mandio Editora, Novos Poetas da Editora Videira, Prêmio Valdeck 2010 e 2011, Editora Celeiro, Tecido Verbal, Editora Literacidade, Poesia Encanta, Canapé, Litteris, Palavras Sem Fronteiras, Editora Vivara.
É colunista dos blogs: Poetas Brasileiros, Mar de poemas, Sociedade dos Poetas Mortos, Debates Culturais, Horizonte de Poesias, Escritores e poetas do amor e da paz. Artista revelação 2011, prêmio organizado pela Literarte juntamente com Academia de Letras de Goiás e no ano de 2012 recebe o prêmio de destaca cultural pela Literarte.
O seu objetivo é continuar a caminhada em direção do ensinar e aprender, corroborando para a publicação de diversos textos, livros, artigos e poemas; construindo uma caminhada em busca de conhecimento.
Caetano citado por grandes nomes da literatura:
Escritora: Elizabete Ribeiro
Não vai ser fácil falar do Dhiogo aqui, por vários motivos, eu não sou a pessoa mais qualificada para isso, ainda que analisar os seus trabalhos, muito menos, posso sim fazer a minha opinião mais generalizada sobre o que eu penso e sinto.
Começo por falar quando vi algo dele a primeira vez, fiquei chocada, estarrecida mesmo, até porque tenho uma história de suicídio de um irmão mais novo que eu. Sinceramente me desagradou, depois começo a ler mais do Dhiogo, sua poesia, que mostra seu intimo, sua pessoa e procuro saber mais quem é ele.
O seu suicido, foi de uma arte sem limites, assustador, mas que mostrou até onde vão os limites deste jovem jornalista, nem um ator conseguia enganar tão bem, mérito dele nesta peça aqui.
Falar da sua poesia, ele escreve bem, tem poesia entranhada na alma, como eu digo a veia de poeta, sua poesia fala sobre seu estado de sua alma, quem quer conhecer este jovem basta ler sua poesia, tem algo que o poeta não consegue iludir sempre, já dizia o Fernando Pessoa “O poeta é um fingidor”, o poeta pode iludir sim na sua poesia, mas nunca deixar de transparecer a sua alma sente e acho que nosso ilustradíssimo escritor, também se refere a muitos estágios na alma do escritor.
Eu pessoalmente adoro a forma de como ele escreve a sua poesia, é instantânea, provem do seu intimo e sem medo do que outros vão achar ou julgar, ele é amplo nela, ele viaja, transporta-nos além da sua imaginação e da sua emoção.
Quanto ao Jornalismo, tive lendo alguns trabalhos dele é minucioso, correto nas suas afirmações, vai ao menor pormenor da sua analise, coloca bem as suas palavras, sem mudar ou dar outro rumo a sua história. Vê-se que faz o trabalho de casa direito, quer dizer isto que, ele pesquisa muito e estuda muito. Como um bom jornalista o deve fazer e nesse seu trabalho a imparcialidade é total o que ainda mostra a sua verdadeira qualidade
Vejo que é um defensor de causas humanitárias como a inclusão dos mais pobres e que não tem a voz para se fazer escutar. Preocupa-se também com a exclusão, seja no trabalho como na vida do dia a dia, com as pessoas que são de raças diferentes, ele está em campo e atento e se vê pelos seus trabalhos.
Quanto à política e outros assuntos que fazem parte da vida de um jornalista eu não vou falar, pois desconheço essa parte do Dhiogo. O Dhiogo é realmente um jovem jornalista e muito promissor e daqui a uns anos ainda vamos escutar muito sobre este jovem.
Agora para finalizar aqui no Portal Literal, apenas posso dizer que foi dos colegas que esteve sempre presente, vi nele uma humildade total, nunca foi vaidoso, pronto para ajudar, comentar, dar auto-estima aos colegas e sempre está presente nos nossos trabalhos. O que eu aqui posso dizer com alegria é que fico feliz por ele estar presente aqui e nos nossos trabalhos.
Maura Soares
Presidente, desde 2000, do Grupo de Poetas Livres, Florianópolis, SC
Dhigo Caetano, jovem poeta de Uruana, Goiás:
Ao longo desses 13 anos em que participo do Grupo de Poetas Livres, de Florianópolis, SC, tem recebido muito material de jovens escritores que de uma forma ou de outra souberam da existência do Grupo e pretendem publicar na sua Revista ou em Antologias.
Em Dhiogo Caetano encontrei mais um talento que, sei, fará muito sucesso ainda na literatura brasileira. Dono de um estilo próprio, ele transmite, como todo poeta, o que lhe vai à alma. Repórter do cotidiano sabe descrever com propriedade os assuntos atuais.
Então, Dhiogo Caetano merece um lugar ao sol na literatura brasileira.
Espalha tua mensagem de amor e de fé é o que digo ao jovem escritor e poeta.
Blogueira: Quésia M. Grazez
Caros amigos, blogueiros hoje dedico esta postagem para apresentar o trabalho de meu caro colega Dhiogo José Caetano, nascido no dia 24/11/1988 na cidade de Uruana interior de Goiás. Conheci o trabalho do Dhiogo através do Portal Literal do Terra, no qual apresenta seus textos assim como eu. Seus trabalhos enriquecem o site sempre com um ponto de vista muito peculiar e cheio de sentimentos positivos. Creio que o Dhiogo terá grande sucesso no mundo das letras; entre os textos que li, abaixo transcrevo um que muito apreciei.
Ao Dhiogo, o pensador que sua caminhada seja sempre iluminada e que preserve a verdadeira essência humana transmitindo em suas obras todo seu dom.
Mauro Yange
Escritor e poeta, Membro do Movimento Literário Lev'Arte Angola.
Falando de Dhiogo
Dhiogo José Caetano, conhecido no universo literário como "O Pensador", um jovem sonhador do interior de Goiás mais concretamente de Uruana, a capital brasileira da Melancia,
Graduado em História e com um talento nato para escrita, tem vindo a publicar ao longo do seu percurso como escritor diversos artigos e poemas na Web, com destaque para o Recanto da Letras, Jornal o Povo, Canto dos Escritores, Overmundo, Minha Praia é Cinema, Poetas Livres, Portal Literal e em outras revistas como: Revista Factus e Partes.
Dhiogo é também membro integrante de várias antologias e projetos literários, tais como o projeto da Nova Coletânia, Abralie, Encantos do Brasil, Canapé, Litteris e Palavras Sem Fronteiras.
Actualmente, Dhiogo cultiva seu lado jornalístico e pelos vistos com grandes êxitos, é detentor de um canal na YouTube com mais de duzentas mil exibições, onde posta seus vídeos amadores de caráter noticioso e também de entretenimento. Pela sua simpatia e bom humor, ganhou popularidade no universo virtual com vários admiradores do seu trabalho no Brasil e não só.
Certamente, falar de Dhiogo José Caetano é falar de letras e sem sombras de dúvidas, tem um futuro promissor naquilo que faz, pois além do talento ele demostra a vontade de crescer, evoluir e alcançar novos horizontes.
Autora: Irene Rodrigues
Análise sobre as colaborações de Dhiogo José Caetano no Portal literário
1. Em Até, Dhiogo analisa a participação dos colaboradores do Portal, o que muito me ajudou a me situar como colaboradora.
2. Em Deus e Vosso Filho Jesus, Dhiogo faz uma curta e contundente observação da luta de todos nós, de forma poética.
3. Em A História dos Diversos Liberalismos encontramos uma abordagem sistematizada de tema tão interessante, amparado por trabalho de pesquisa de Dhiogo.
4. Em Ainda que eu falasse um curto desabafo em forma de poema, estilo literário que nem todos, e aqui me incluo, conseguem utilizar.
5. Salário digno aos professores do Brasil revela no jovem Dhiogo a preocupação com o social, com os temas de nossa realidade e sobrevivência. Não poupa esforços ao abordar o tema, valorizando os CIEPs, idealizados pelo prof. Darcy Ribeiro e que, por razões políticas não foram levados à diante num país tão necessitado deles. Dhiogo não aponta soluções, mas demonstra preocupação e a fundamenta numa tentativa de participar dos interesses nacionais ao se lançar na vida, enquanto tantos jovens preferem se concentrar no lazer ao invés de construir o seu futuro.
6. Em As Melhores Coisas do Mundo discorre sobre o filme mostrando seu ecletismo, o interesse variado nos campos do saber humano, nos chamando a atenção para o universo dos jovens digitalizados do séc. XXI e o rito de passagem da adolescência.
7. Em O que passou passou revela poèticamente, a grande qualidade da humildade.
8. Em Relatório do Estágio explica o que é e sua experiência como estagiário, mais uma vez em texto longo que não economiza seu esforço.
9. Alvarinda é um lindo elogio. Ainda há jovens, como Dhiogo, que valorizam a experiência do idoso.
10. Minha vida na outra vida é um convite ao tema abordado.
11. A doação de livros revela a vontade de participar dos projetos sociais.
12. Sua participação de presença no livro “Palavras sem Fronteiras” o insere no esforço de crescimento pessoal.
13. Idem para Encantos do Brasil II.
14. A coragem para ser feliz mostra um Dhiogo pouco interessado em se deixar abater pelas dificuldades da vida.
15. Casinha Verde denota a sensibilidade do autor diante de tema que toca a todos nós: O aconchego do lar.
16. Amor, Amoroso Amor, a veia poética de Dhiogo cuja temática é a necessária relação amorosa.
17. Enigmas de um Crime trás seu comentário ao filme revelando sua capacidade latente como jornalista.
18. Belos Versos – Odisséias, poesia.
19. O nome da Rosa – Um longo comentário, com apoio de pesquisa demonstrando o interesse pelo saber humano.
Dhiogo é um jovem praticamente em início de carreira que mostra versatilidade em seus textos, interesse em tudo o que se relaciona com a cultura e o aprendizado e uma vontade de lutar, se esforçar e vencer que é preciso estimular nos jovens de nosso país, sujeitos a se deixarem levar por caminhos alienantes e de descrença com o sistema.
Dhiogo merece a alcunha de O Pensador.
Desejo sucesso a você, Dhiogo, que ainda tem um longo caminho a percorrer e demonstra disposição para fazê-lo.
Editor da Nova Coletânea: Edir Barbosa
Dhiogo Caetano Doa Livro do Projeto Nova Coletânia á Escola Pública de Goiás
Dhiogo José Caetano estréia no projeto Nova Coletânea, publicando o conto “O menino do futuro". Em comprometimento com as ações de inclusão literária, de incentivo à leitura e fomento à produção escrita, ele fez doação de exemplares do livro “Livre Pensar Literário”. O livro, publicado em janeiro de 2010, foi entregue à Escola Estadual "Maria Bárbara do Nascimento" no Estado de Goiás.
O autor, jovem de 21 anos, reside em Uruana, Goiás, cidade conhecida como Capital Nacional da Melancia. Ele dispõe de vários espaços nos quais expõe suas OBRAS. Nas vias virtuais, destaca-se a Revista Partes, onde pode se encontrar material diverso tanto na forma como no estilo. Para o projeto, o autor revelou-se em sua versatilidade e, principalmente, na aptidão em trabalhar a narrativa, formulando questões comuns no âmbito das relações interpessoais e familiar por meio de figurações e símbolos de fáceis assimilação e resposta pelo leitor. Há uma intertextualidade marcante no seu texto com a proposição clássica das fábulas e dos contos infantis. O narrador nos conduz a reflexões constantes, bem como a um desfecho que consolida a busca do personagem às respostas desenvolvidas na trama.
Dhiogo cita, quando da doação, ter sido nesta escola (Escola Estadual "Maria Bárbara do Nascimento") o lugar em que deu seus primeiros passos no conhecimento; disse:
—Fiquei muito feliz em retribuir aos meus primeiros professores tanta dedicação por meio deste trabalho.
O projeto Nova Coletânea saúda os mestres deste jovem autor engajado na busca do seu ideal literário e faz votos de que outras realizações nestas vias se repitam continuamente.
Cezar Ubaldo de Oliveira Araujo
Membro da Academia de Cultura da Bahia.
Tenho lido constantemente os trabalhos do jovem historiador e escritor Dhiogo José Caetano- No Portal Literal e tenho dito que felizmente hoje ainda há jovens com pensamentos positivos, com a mente e as ações voltadas para uma avaliação mais definida da vida, da existência humana,preocupado com o processo social em que uma juventude ao longo das décadas vem se alienando,voltando-se mais para o campo do envolvimento com drogas ilícitas que prejudicam o pensar, que fazem o individuo transitar entre o nada e a loucura absoluta passando pelo cometer crimes dos tipos mais variados, principalmente o crime contra si mesmo.
Contrário a essa realidade que transforma o jovem em peso morto da história, o jovem historiador e escritor Dhiogo José pleiteia avançar na sua história de vida participando da atividade jornalística como repórter ou como colunista ou mesmo cronista do cotidiano, o que sem sombra de dúvidas seria muito interessante para as duas partes, ou seja, para Dhiogo e os Jornais com os quais deseja trabalhar.
Pela sua dinâmica de vida, pelo seu desejo de contribuir para que muitos percebam a importância do jovem participar da sociedade como sujeito, como ator social, é que acredito que o jovem Dhiogo Caetano, deve receber a oportunidade de colaborar jornalisticamente com o diário de sua cidade, ou semanário que seja, permitindo que o mesmo possa escrever que sejam uma vez por semana, as suas crônicas, poemas, os seus contos, seus artigos baseados em fatos históricos ou mesmo artigos com base no dia a dia que vivenciamos; para que a sua capacidade de jovem intelectual esteja a serviço da literatura mais abrange e mais popular, como o jornal.

Um comentário:

DHIOGO O PENSADOR disse...

Amada amiga, fico honrado com sua atenção!
Sucesso a nós nesta caminhada literária.
Abraço na alma e muito obrigado por tudo!