SEJAM TODOS BEM VINDOS

"A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose..." Rubem Alves

domingo, 8 de setembro de 2013

I MOSTRA CULTURAL


                                

                Nos dias 27 e 28 de agosto foi realizada a I Mostra Cultural do Núcleo de Ensino Fundamental João Manoel de Souza, na comunidade de Campo do Sangão-Sangão-SC, que contou coma presença dos professores, alunos e direção não apenas desta unidade escolar, assim como de todas as outras escolas da Rede Municipal e da Rede Estadual de Ensino e de algumas autoridades.
                Nos dois dias do evento foram apresentados pelos alunos toda a pesquisa e trabalhos que estes realizaram ao longo do primeiro semestre de 2013 com o projeto de resgate cultural, eles puderam através deste projeto identificar grande parte da história do município de Sangão, analisaram cada uma das 5 Etnias Colonizadoras: Africana, Italiana, Açoriana, Alemã e Polonesa.


Em cada sala podia-se encontrar todos os itens que mais se destacam em cada etnia colonizadora, no 1º ano alunos e professores  estavam trajados com vestimentas típicas, assim como havia degustação de alimentos, fotos e instrumentos utilizados pelos negros.
           




Na sala do 2º ano, alunos e professores representavam a Etnia Italiana, estavam trajados com roupas italianas, havia painéis com fotos, as crianças falavam um pouco sobre a cultura italiana em si e ainda pudemos degustar deliciosas guloseimas como queijos e suco de uva.







 Na sala do 3º ano todos estavam trajados com vestimentas típicas dos Açores, os alunos falavam sobre a cultura Açoriana, e ainda pudemos fazer degustação de comidas típicas.
     
                   
               







Na sala do 4º ano todos estavam trajados com roupas típicas, os alunos falavam um pouco da cultura Alemã e apresentaram no pátio para todos os visitantes uma dança, tudo muito bonito.

Na sala do 5º ano, alunos e professores trajavam roupas típicas,  tudo me chamou a atenção pela riqueza dos detalhes, pela criatividade desde a entrada da sala que era um castelo, onde me senti sendo  transportada para a Idade Média, um labirinto feito de TNT que descia do teto como paredes dividindo a sala, eram várias alas, com fotos, objetos, lendas, histórias de personagens ilustres da cultura polonesa e depois o trajeto era concluído com o vídeo sobre a história da Polônia, assim como a degustação de alimentos provenientes desse país.                          

 
As demais turmas de alunos reinventaram histórias do folclore brasileiro, os alunos e professores do 6º ano trouxeram um conto: “folclore maluco” onde pudemos observaram a presença de diversos personagens de histórias infantis e das lendas brasileiras como: bruxas, chapeuzinho vermelho, Curupira entre outros.
                                        

              




Na história da Iara, os alunos do 7º ano usaram todo um clima de mistério, até que os visitantes após ouvirem a história puderam se deparar com a própria Iara, sentada sobre pedras penteando seus lindos cabelos, tudo muito lindo e criativo.
             






Além dessas apresentações, para os visitantes havia ainda uma sala exclusiva para contação de histórias com a professora Adriana Moreira,











E também sessões de cinema da 2ª Mostra de Cinema Infantil de Sangão.









 Ah, já estava quase me esquecendo da mostra de materiais antigos que os alunos coletaram em suas pesquisas e visitas a moradores das comunidades onde moram, assim como das entrevistas que fizeram aos mesmos, esse trabalho de resgate histórico é de suma importância para os alunos, pois para tentar compreender o hoje é necessário investigar o passado.


             

A I Mostra Cultural foi um evento marcante a todos os profissionais e alunos do Núcleo, demandou muito empenho, criatividade e dedicação de todas as partes, reforçou ainda mais a ideia de que a escola é um espaço propício para a realização de manifestações culturais, que visam promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, seu senso de trabalho em grupo, sua criatividade e talentos. 
Ações como esta precisam ser realizadas com maior frequência, é cansativo, dá trabalho, exige paciência e força de vontade, mas os resultados sempre serão positivos, gerando motivação em todos os envolvidos, pois, a escola precisa deixar de ser um lugar chato, mecanizado, para tornar-se um lugar agradável e produtivo aos alunos e profissionais que por ela passam diariamente.
Queria agradecer a oportunidade que o Núcleo de Ensino Fundamental João Manoel de Souza, na qualidade de todos os profissionais da Direção me proporcionaram para que pudesse falar um pouquinho da minha escrita, desse gosto pela leitura, todos os visitantes que passaram por nossa sala puderam me conhecer um pouquinho melhor, não apenas a Deise profissional da Secretaria de Educação e Cultura, mas a Deise aprendiz de escritora, e agradeço de coração também o carinho dos alunos do 7º ano, que vieram me entrevistar após ler meu livro: “A   Amizade Ultrapassa os Limites da Vida”, esse retorno dos leitores é tão bacana, tão gratificante, fiquei tão feliz, que quase chorei, rsrs, cada gesto por mais simples que pareça me transforma a cada dia que passa em uma pessoa ainda melhor.
Sou uma pessoa que valorizo muito as coisas simples da vida, há pessoas que dizem: “você não é ambiciosa, não vai chegar a lugar algum...” eu penso totalmente o contrário, já cheguei muito mais longe do que sequer previa chegar, Deus foi tão generoso comigo, me deu tanto, às vezes muito mais do que sequer mereço  e vejo que não preciso de muito para viver e ser feliz, sei que tudo o que há de melhor nessa vida nos é dado gratuitamente como: família, amigos, amor, carinho, atenção, sorrisos, beijos, abraços, o que mais eu preciso???


Nenhum comentário: