SEJAM TODOS BEM VINDOS

"A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose..." Rubem Alves

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

VIAGEM A MINAS GERAIS




           Gostaria de retratar aqui neste espaço todo o roteiro que a nossa Caravana fez durante os 5 dias em que estivemos em Minas Gerais, o que suponho ser o Triângulo Mineiro, as cidades de Conquista, Araxá, Sacramento e Uberaba. Conheci alguns integrantes do grupo no workshop espírita que participei em Florianópolis em Setembro de 2012, lá fiquei sabendo que a organizadora do evento também organizava caravanas para visitar a terra de Chico Xavier e toda a região que dizem ser o berço do Espiritismo no Brasil, não sou espírita.
            Sou católica, mas deixo aqui meu sincero respeito e admiração a todas as pessoas que encontramos ao longo dessa jornada, vi tanto amor, dedicação e doação em prol dos irmãos menos favorecidos, que jamais esquecerei, confesso que por ser educada dentro da religião católica há coisas que ainda não entendo como funcionam, mas acredito em Deus um ser superior a tudo e a todos, que nos deu a vida e todos os dons que temos e que por dever temos que por em prática, sempre fui muito curiosa a respeito da espiritualidade, leio muita literatura espírita, mas nunca frequentei centros espíritas, na viagem tive a oportunidade de visitar vários, participar de cultos, sessões de psicografia, mas principalmente sentir o clima de paz e amor nos corações, desde o primeiro dia encontrei e senti algo muito bom, que trouxe alivio ao meu coração, que me encheu de luz, que fez com que eu me sentisse viva, capaz, com coragem e vontade de fazer as coisas que eu quero.
            Eu precisava realmente de uma parada na loucura diária que é minha vida, aliás creio que a de todos nós está num momento delicado, pois todos vivem a queixar-se da falta de tempo e no entanto vivem a sobrecarregar-se ainda mais, muito além de seus limites físicos e mentais, creio que essa parada de uma semana, me trouxe uma nova energia, algo de muito positivo, me fez refletir sobre tudo que tenho feito da forma mais errada possível, está sendo muito bom poder dividir tudo isso com os leitores do blog. Por mim gostaria muito de ter ficado um mês por lá, com toda aquela calmaria, aquela gente bem educada, simples sim, mas muito atenciosa, carinhosa e hospitaleira, não é querer bajular não, mas sempre gostei do povo mineiro, e sempre quis conhecer Minas Gerais.
            Mas, confesso a vocês que viajar 19 horas num ônibus me induziu a exercitar minha paciência, percebi então como Deus é grandioso, porque tenho dificuldade nessa área, creio que quando todos estavam na fila para receber sua dose de paciência eu deveria estar fazendo um rodízio e entrando 10 vezes na fila para receber Bom Humor e fugi da fila da paciência, só assim se explica do fato de eu ser assim.                       
            Mas valeu muito a pena ter exercitado a paciência e encontrar tudo que encontrei e que meus olhos puderam ver ao chegar lá. Voltando ao roteiro Saímos de Florianópolis às 10h30min de terça-feira dia 16/07 e chegamos às 7h30min do dia seguinte na Pousada Novo Alvorecer na Cidade de Conquista. Largamos as malas nos quartos e fomos tomar aquele cafezão à moda mineira, hum delícia!!!. Depois do banho, fomos para a sessão de fotos, a pousada era um pedacinho do paraíso, uma calma, barulho de água correndo por todos os lados, muitos pássaros, flores.
            As 10h30min fomos visitar o centro espírita “Fé e Amor” que ficava próximo da pousada, um historiador nos acomodou num casarão de fazenda antigo e nos contou toda a história da região e do início da doutrina espírita, foi 1h de palestra, depois fomos visitar o Museu Eurípedes Barsanulfo (um dos médiuns mais estudados do país), tiramos várias fotos.
            Dentre os demais pontos visitados posso citar: a entidade filantrópica Casa do Caminho, dirigida pelo médium Tadeu.(Chico dizia que o médium é a reencarnação de São Judas Tadeu.) na cidade de Araxá. Participamos de um culto, onde pudemos orar, ouvir a apresentação do Coral Espirita, e algumas palavras do Irmão Tadeu, que após a sessão de passes que todos recebemos, ele ficou a disposição para acolher a cada um dos participantes com palavras de apoio e incentivo e com um abraço muito especial, senti uma paz enorme naquele homem, foi muito bom.
            Na cidade de Sacramento visitamos o Centro Espírita Dona Heigorina Cunha, que é sobrinha de Eurípedes Barsanulfo, médium e escritora de livros, como “Cidade no Além, com participação de Chico Xavier, participamos de um culto, era um lugar bem simples, mas com uma energia muito boa, após o culto e palestra, tomamos chá, foram distribuídas várias mensagens espíritas, tiramos fotos, foi bem legal. Em seguida fomos para a Gruta dos Palhares onde foi gravada a novela “A Viagem”, tudo muito lindo. participar da reunião mediúnica com o médium Alaor Borges no Centro Espírita Irmã Valquíria, com sessão de psicografias.

            No Centro da cidade Conquista, onde quase todos os membros do nosso grupo receberam psicografias naquela noite, o pessoal do centro fez uma sessão especial exclusivamente para nosso grupo e após a reunião ainda nos serviram um jantar delicioso, muito bom. Visitamos outro Centro Espírita em Uberaba ao qual não recordo o nome agora, participamos de uma sessão de psicografia com o médium Celso de Almeida Afonso onde várias pessoas do nosso grupo receberam cartas, havia um rapaz contando a história de Bezerra de Menezes, passamos por uma sessão de passes. Visitamos a casa e Museu Chico Xavier, na cidade ficamos hospedados no Village Hotel. Visitamos o Lar Espírita Pedro e Paulo e participamos da sessão de psicografias com o médium Carlos Bacelli. Muito calmo lá, ouvimos várias cartas com histórias lindas, depois compramos alguns livros e o autor Carlos Bacelli autografou. Fomos visitar o Mercado Municipal, as Igrejas de Santa Rita, de São Domingos, e da Igreja da Medalha Milagrosa, tiramos fotos, lá pegamos as pílulas de Frei Galvão, após isso fomos até o Túmulo de Chico Xavier. E no domingo dia 21/07 as 11h da manhã saímos de Minas Gerais com destino a nossa bela e fria Santa Catarina.
            E mais um exercício da paciência e 19h depois chegamos a Florianópolis, e eu com o coração repleto de esperança e cheia de vontade de retornar lá assim que possível. Agradeço de coração a Janaina Meira Matos por ter organizado a Caravana que nos proporcionou momentos incríveis, a Rodrigo Luiz Fontoura, Denise Osório e a Siomara de Oliveira pelos laços de amizade que criamos, e a todo o grupo,  pelos dias maravilhosos que passamos juntos, que apesar de todas as desavenças acabamos por entender que cada um tem suas ideias, planos e sonhos e que estes precisam ser respeitados para que o amor e a harmonia se manifestem.  

Um comentário:

CARAVANA CHICO XAVIER disse...

DEiSE, SÓ TENHO A TE AGRADECER A SUA PRESENÇA AMIGA, E DE TODOS QUE PARTICIPARAM DESTA VIAGEM.MUITO OBRIGADA POR SEU CARINHO E AMIZADE.
ESTOU MUITO FELIZ POR TER GOSTADO DO PASSEIO.ESTAREMOS SEMPRE A DISPOSIÇAO.
ABRAÇOS FRATERNOS