SEJAM TODOS BEM VINDOS

"A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose..." Rubem Alves

sexta-feira, 22 de abril de 2016

1º ENCONTRO DA FAMÍLIA CORRÊA


No sábado dia 16 de abril de 2016, eis que chegou o grande dia do 1º Encontro da Família Corrêa, foi realizado na Associação dos Funcionários da Empresa Imbralit, localizada no Bairro Próspera - Criciúma-SC, estiveram presentes umas 200 pessoas, todos descendentes do Senhor Pedro Serafim Corrêa, ou seja, meu bisavô, que não tive a oportunidade de conhecer a não ser por fotos, ao chegarmos já encontramos alguns rostinhos conhecidos, mas, a grande maioria eu não conhecia, os parentes conhecidos eu já chegava cumprimentando, quanto aos demais as apresentações ficavam a cargo de minha mãe Nadir, porém, alguns nem ela conhecia, a estes só nos restava perguntar:
- Você é filho de quem?
Cada um no seu jeito, todos foram chegando e entrando, olhando, falando, rindo, bagunçando, eita família animada, e todos foram se reunindo por família para tirar a foto oficial junto ao painel da festa que meus tios José Luiz e Marilza montaram, eles é que cuidaram de todos os preparativos, criaram uma pequena comissão organizadora com um integrante de cada família, ou seja, 01 filho de cada um dos irmãos da minha avó Delícia Corrêa Teixeira, fizeram um mural com banners e fotos, havia flores na entrada, e todas as mesas com flores e toalhas, a maioria das mulheres levaram bolos e doces para o café que seria servido a tarde. Antes de iniciar todos os presentes foram convidados a entrar no espaço de festas e participar das bênçãos que o Padre Marcos Rech gentilmente distribuiu, rezamos e cantamos, depois nos organizamos para sentar junto as mesas, meus tios: Adenor, Maria Ideni, Odílio e Sonia juntaram-se a nós.


E um tempo depois eis que terminaram de servir o buffet e cada um pegou seu prato e seu lugar na fila para dar início a degustação da maravilhosa comida feita pela equipe do Restaurante Rosso, na sequência vieram os doces, cada sobremesa melhor que a outra, uma variedade de pudins, mousses e outras delícias, e pelo que pude perceber ninguém se opôs dizendo: “eu não quero!”, hahaha.
Na sequência fomos tirar a foto oficial com todos os presentes, organizaram para que ninguém ficasse de fora, em seguida iniciaram a música, um rapaz começou a tocar acordeom e um grupo reuniu-se em volta dele para cantar, e teve até alguns bem animados e corajosos que começaram a dançar.




O calor estava terrível, isso deu uma amenizada no barulho digamos, pois, nossa família é conhecida não apenas pela alegria de seus membros como também pelo falar alto e no coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo tempo e assuntos diferentes, sempre achei engraçado e surpreendente essa característica, mas, o mais interessante é que no fim das contas todos se entendem.

Família é e sempre será nosso bem mais precioso, é a base de tudo, nossa história, nossa vida, sem ela não existiríamos. E no fim as despedidas, de pessoas que esperaram anos para voltar a se encontrar, outras tiveram uma oportunidade única de se conhecer e principalmente entender um pouco melhor a história de nossas origens, não sei dizer exatamente a que horas terminou o evento, pois, saímos antes do café, tudo que sei é que a semente foi plantada, espero sinceramente que este tenha sido o primeiro de muitos Encontros da Família Corrêa que ainda virão. 


UM POUCO DA HISTÓRIA DE NOSSA FAMÍLIA

SERAFIM JOSÉ CORRÊA, (Filho de Manoel José Corrêa e Bernardina Joaquina da Silva), casado com Matilde Maria Ramos Corrêa (filha de Maria Luiza dos Ramos), procedentes de Laguna (SC), moraram em São Joaquim por alguns anos e fixaram residência em Rio Vargedo no ano de 1900. Em 1920 vendeu sua residência para seu filho Pedro Serafim Corrêa casado com Custódia Garcia Corrêa. (Filha de Antônio Garcia e Maria Garcia), que antes havia morado em Araranguá junto aos pais de Custódia.
Os 08 Filhos de Serafim José Corrêa  casado com Matilde Maria Ramos Corrêa:
01)  Delícia Corrêa  casada com Francisco Padilha (São Joaquim SC);
02)  Maria Corrêa  casada com Antônio Padilha (São Joaquim SC);
03)  Maria Antônia Corrêa  casada com João Joaquim Santana, Residentes no Camacho – Jaguaruna(SC). (Pais de Manoel João Santana dn:31-08-1915 casado com  Otilia Vicente dn18/09/1914).
04)  Francelina Corrêa  casada com João Eduardo Vieira, Residentes em Rio Vargedo – Treze de Maio (SC). (Pais de Silvestrinho c.Maria Sartor).
05)  Angelina Matilde Corrêa  casada com Manoel Jorge da Silva "Mané Jorge" Residentes em Rio Vargedo – Treze de Maio (SC). (Mané Jorge é irmão de Antônio Jorge da Silva, de Jaguaruna, Pai do Ex-prefeito Jorge Silva MF). Mané Jorge é filho de Jorge André e Joaquina Custódia de Jesus.
06)  Laura "Izaura" Corrêa dn: 05/10/1885,  casada com Angelino Fortunato Residentes em ERMO (SC). Lugar do batismo de Izaura: Santo Antônio dos Anjos, Laguna, Santa Catarina.
07)  Pedro Serafim Corrêa  DN: 18-11-1892 – DF: 25-10-1968  casado com Custódia Garcia Corrêa  DN: 23-03-1902- DF: 13-02-1970 - Residentes em Rio Vargedo – Treze de Maio (SC). (Custódia é irmã de Carmindo Garcia casado com Santina Vieira Garcia)
08)  Manoel Serafim Corrêa,   casado com  Maria Vieira Corrêa “Cota” (Filha De João Bertholdo Vieira Casado com Quintina Rodrigues de Jesus Vieira) - residentes em Jaguaruna (SC).
         Conforme relatou-me minha avó Delícia Corrêa Teixeira, havia duas filhas distintas, a Laura e a Izaura, no texto acima o Historiador Roque Salvan cita apenas uma pessoa, este é um caso a ser estudado com mais profundidade.
Os 10 Filhos de: Pedro Serafim Corrêa (df:18-11-1892df 25-10-1968), casado com Custódia Garcia Corrêa (dn: 23-03-1902 – df: 03-02-1970), residentes em Rio Vargedo – Treze de Maio (SC):

01) Antônio Garcia Corrêa, DN: 09/07/1918, casado pela primeira vez com Santina Bergmann de Jesus (Filha de João Hidelbrando) e pela segunda vez com Edite Patrício (Filha de Domingos Patrício), residiram em Sanga Grande Baixa – Jaguaruna- SC, tiveram 06 filhos, sendo eles: Pedro que faleceu sete dias após o nascimento, José, Denilde, Domingos, Getúlio e Maria das Dores.

02)  José Garcia Corrêa  (Zeca), DN: 06/06/1920,  casado com Zulmira Brandina da Silva, (Filha de Minervina Antônia de Jesus Vieira da Silva e Debrandino José da Silva), residiram no Bairro Encruzo–Jaguaruna-SC,  tiveram 03 filhos, sendo eles: Pedro, Maria e Debrandino.

03) Serafim Garcia Corrêa,  DN: 30/12/1924 casado pela primeira vez com Santina Porto Corrêa , residiam em Rio Vargedo-Treze de Maio - SC, tiveram 06 filhos: Zenir, Lindomar, Elizabete, Inês, Idene e Pedro José, após ficar viúvo casou-se novamente com Florentina Corrêa, hoje residem em Joinville-SC.

04)  Delícia Garcia Corrêa,  DN: 21/01/1926 casada com Dário Ozório Teixeira, (Filho de Ozório Teixeira e Estefania Ana Pacheco) residentes em Morro Azul – Jaguaruna SC,  tiveram 08 filhos: Odílio, Nadir, Adenor, Alair(falecida aos 2 anos vítima de problemas cardíacos), Enilde, José Luiz, Luiz(falecido no parto) e Sineide.

05)  João Garcia Corrêa  DN:  10/03/1928    DF: 03/12/1977 casado com Maria Adilia Bergmann de Jesus (Filha de João Hidelbrando), residiram em Morro Azul – Jaguaruna – SC, tiveram 04 filhos: Maria, Pedro, Margarete e Conceição Aparecida.

06)  Delaide Garcia Corrêa,  DN: 22/01/1930 casada com Hipólito Ângelo Viana, residentes em Araranguá-SC, tiveram 07 filhos: José, Pedro, Bernardina, Angelo, Lourival, Vilmar e Edio.

07)  Manoel Garcia Corrêa, DN: 18/10/1932  casado com Salute Sartor (filha de Arcangelo Sartor e Iolanda Naspolini Sartor ) -  residentes em Sangãozinho – Sangão- SC, tiveram 05 filhos: Itamar, Vilmar, Adenor, Vilma e Moacir.

08)  Luiz Garcia Corrêa,  DN: 24/07/1934   DF:  08/02/1969  casado com Militana Zeferino, residiram em Rio Vargedo – Treze de Maio – SC, tiveram 05 filhos: Alcinéia, Mailde, Marilza, Osmar e Pedro.

09)  Dilma Garcia Corrêa, DN: 09/01/1938, casada com Pedro Vicente, residiram no Bairro Morrotes – Tubarão-SC, tiveram 07 filhos: Edson, Edina, Edilamar, Edinéia, Edilon, Eliane e Evelize.

10)  Raimundo Garcia Corrêa,  DN:  06/01/1940 , casado com a prima  Ivani Terezinha Santana dn15/12/1941 (Filha de Manoel João Santana e  Otilia Vicente), Residentes em Içara – SC, tiveram 06 filhos: Marilda, Marilza, Mariléia, Natal Roberto, Genivaldo e Mainara.

         No início a família do Senhor Pedro Serafim Corrêa, seus irmãos e também os filhos trabalhavam na agricultura, no cultivo da cana de açúcar, milho, feijão, também plantavam mandioca, produziam farinha de mandioca no engenho, polvilho, e também o açúcar, criavam gado, porcos e galinhas para seu sustento. Com o passar dos anos seus filhos e netos além de trabalharem com a agricultura, foram se destacando em outras profissões, na família hoje há fisioterapeutas, enfermeiros, empresários, professores, funcionários de empresas, funcionários públicos, engenheiros: Civil, Eletricista, Mecânico, Agrônomo, Técnicos de Informática, Contadores, Administradores de Empresas e também há artistas, compositores e escritores.
         Cada um especial a sua maneira com seus dons, e todos abençoados por Deus, pois, “Os Corrêa” sempre foram uma família de muita fé, independente da religião que sigam. Os homens têm fama de ser muito trabalhadores e as mulheres além de batalhadoras, são tidas como doceiras de mão cheia. E as crianças continuam sendo peraltas correndo e brincando como em tempos de outrora.
         No histórico da família Corrêa em pesquisas que fiz pude identificar a existência de nobres, cavaleiros, exploradores, membros do exército em altas patentes, a origem do nome tem relação histórica com Portugal, Serafim José Corrêa que era Filho de Manoel José Corrêa e Bernardina Joaquina da Silva, provavelmente não veio de Portugal, mas, como pouco sabemos de sua trajetória nada podemos afirmar.


                               PEDRO SERAFIM CORRÊA E CUSTÓDIA GARCIA CORRÊA
                                                                  (MEUS BISAVÓS)



OS FILHOS DO CASAL



                                     CASAMENTO DOS MEUS AVÓS DÁRIO  E DELÍCIA 


O CASAMENTO DOS MEUS PAIS DONATO E NADIR 




Um comentário:

tite disse...

Ola ..Meu nome eh Mailde sou neta de Manoel Serafim Correa e Maria Vieira Correa o qual fui criada por eles e e sempre os tive como meus pais .. minha mae chama se Isaura Correa Rocha e meu pai Teodureto Cardoso Rocha ..hoje olhando o google encontrei o historico de algumas familias e para minha surpresa encontrei a familia Correa e recordei alguns momentos quando eesses sobrinhos visitavam nossa familia em Morro Azul e depois em Palhoça embora muitos ja haviam falecido antes dessas fotos mas ainda guardo na lembrança pessoas como Santina , Luis. Joao e Edite e tantos outros da familia do tio Pedro e tia Custodia .. lembrei me perfeitamente da casa e o pe de camelia que meu avo tanto falava..e conferi quando la estive pela ultima vez no dia da missa de setrimo dia do tio Pedro ,que meu avo Mnezinho Correa vestiu a roupa para irmos para a missa no Rio Vargedo, a todos voces FAMILIA CORREA deixo aqui o meu abraço com saudades daqueles que nos recebiam em suas residencias quando criança..