SEJAM TODOS BEM VINDOS

"A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose..." Rubem Alves

sábado, 21 de fevereiro de 2015

FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL


Assisti a uma reportagem do Jornal do Almoço de hoje 21/02/2015 sobre o estado lastimável em que encontra-se a Fundação Catarinense de Educação Especial, que me deixou completamente horrorizada, fiquei me perguntando o porquê disso tudo, tanto descaso com o ser humano, o porquê pessoas especiais precisam ser deixadas de lado nessa vida, lugares como este são tudo o que essas crianças, jovens e adultos tem, onde podem encontrar um pouco de paz, amor, carinho, alegria, compreensão, um lugar só deles, onde ninguém sente pena ou preconceito, onde podem manifestar tudo que pensam e sentem, ainda ter o acompanhamento dos diversos profissionais e onde podem ser tratados da forma mais humana possível.

E tudo que vi me fez chorar, porque governantes não dão a mínima para isso, mas não se importam nem um pouco em roubar o que não lhes pertence para ostentar por ai. Visão limitada a minha? Talvez. Mas tudo que sei que se tiver que fechar esse espaço, para onde as famílias das 1500 pessoas com deficiência levarão seus entes para ter atendimento educacional especializado? Teto caindo, não tem rampas de acesso, pisos soltos, infiltrações, risco de incêndio a qualquer momento, invasão de ratos, baratas, cupins e outros afins, e vai voltar ao funcionamento normal na segunda-feira dia 23/02.

Todo o prédio terá que passar por uma ampla reforma, o diretor administrativo mostrou um relatório sobre todas as irregularidades apresentadas no espaço, o orçamento gira em torno de 5 milhões de reais. Mas, isso é um valor irrisório para esse país sem lei terra de ninguém, onde a ganância e o poder alteram mentes, corrompem pessoas, e os políticos vivem a usurpar o que pertence ao povo, para onde vão todos os recursos provenientes dos nossos impostos cobrados diariamente, quando deveriam ser investidos em saúde e educação? Isso é o que mais revolta, porque os políticos de forma geral já têm um salário absurdamente alto, e só pensam em si com todos os benefícios, e ainda roubam? Depois ainda dizem que a pena de morte é algo que vai contra as leis de Deus, não vai não, está completamente de acordo com as leis dos homens, olho por olho e dente por dente, embora eu particularmente acho que prisão perpétua resolveria a grande maioria dos problemas desse país, roubou, foi comprovado, prisão perpétua, e é exigido que devolva cada centavo aos cofres públicos, fica na miséria vagabundo!

Nossos olhos e ouvidos estão cansados de presenciar tantas injustiças, de tanta roubalheira, de tantas promessas não cumpridas, e quanto a nós meros mortais que só queremos trabalhar, cumprir as regras, seguir as leis, só nos é sugado, somos tratados como bandidos, estamos à mercê da violência e do caos e com uma mensagem carimbada na nossa testa: IDIOTA!  

Voltando a Fundação Catarinense de Educação Especial a situação já estava caótica em 2010 na primeira reportagem que a RBS fez, em todo esse tempo nada foi feito, sendo que o Governador era o mesmo, será que algo será feito agora? Duvido muito, vão enrolar assim, até que fechem o espaço de vez, espero e peço a Deus que nenhuma desgraça aconteça, pensem se chegar a incendiar, todos morrerão, ou será que as crianças em cadeiras de rodas e os cegos criarão asas para sair do espaço a tempo? Triste, muito triste isso...

domingo, 1 de fevereiro de 2015

EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA

               Demorei um pouco pela correria diária em que se encontra minha vida, mas  gostaria de dividir com todos vocês uma experiência única que vivenciei nos dias 9, 10  e 11 de janeiro,  um fim de semana em que participei de um curso de Massagem Terapêutica Sensitiva em São José - SC,  no Sol da Lua Espaço Terapêutico. Alguns até me perguntaram: Em que um curso de massagem te será útil? Você pretende trabalhar nessa área? Respondi que não pretendo atuar nessa área e que não foi pelo curso em si que participei, mas que a curiosidade em conhecer o espaço terapêutico do querido amigo Rodrigo Fontoura e por querer vivenciar algo totalmente diferente de tudo que já vivi e que agora percebo que realmente estava precisando para iniciar o ano de 2015 de forma totalmente diferente, me desapegando ainda mais das coisas que me fazem mal, de coisas que me entristecem e que sobre as quais muitas vezes eu não tenho controle. Minha vida é repleta de fases, creio que isso não seja apenas mérito meu, todos passam por isso, é a lei da sobrevivência, o ir adaptando-se, tentar ser flexível, paciente, e ir evoluindo na caminhada terrena, todos temos momentos bons e ruins, cabe a cada um entender como um aprendizado, como algo necessário. 
               Mas voltando ao curso foi uma experiência única na minha vida, conheci um grupo bacana, formado por pessoas de diversas cidades, 10 mulheres incríveis com suas histórias de vida, com sonhos, traumas, problemas, dores, alegrias, com suas crenças e valores e profissões das mais diversas, mas que desde o momento da chegada ao espaço onde permanecemos em retiro durante 3 dias foi como se nos conhecêssemos há muito tempo, o universo nos uniu para que estivéssemos reunidas para aprendermos umas com as outras todo o real sentido do verdadeiro amor, toda a essência da massagem em si, porque entendemos que para amar os outros precisamos primeiramente amarmos a nós mesmas, e as técnicas da massagem sensitiva exigem muita compreensão, percepção e sensibilidade de nossa parte, gravei muito o que o Paulo Berri (instrutor do curso) nos disse sobre: "quando estiverem  lidando com outra alma seja também apenas uma alma, ele falava quanto ao julgamento que as vezes acontece porque somos apenas humanos imperfeitos, mas é necessário tanto que larguemos de lado todas as máscaras que possamos estar de alguma forma usando e olhar com os olhos do coração para perceber que a nossa frente está um outro ser humano que precisa de nossa ajuda, no meu caso vou estender esse aprendizado a todas as formas de relacionamento em sociedade, o colocar-se no lugar do outro, tentando entender suas razões, isso é sempre difícil, mas se faz necessário, é um exercício diário de paciência e amor, porque é sempre tão mais simples e fácil desejar coisas boas a quem amamos, mas desejar coisas boas a inimigos requer um pouco mais de esforço, mas não é impossível. 


          Quanto as vivências em grupo tudo foi maravilhoso, desde a comida bem natural sem carne vermelha, frutas, sucos, bastante saladas, salada de frutas, sopa de legumes, lasanha de legumes, etc., um cardápio bem variado elaborado de forma coletiva e em revezamento, tudo maravilhosamente bom, repleto de cores, cheiros e sabores, alguns até desconhecidos ao meu paladar, até foi dada a ideia do próximo curso ser de gastronomia. E as quase brigas para ver quem lavava a louça, porque todas queriam ajudar, as brincadeiras do Rodrigo e do Paulo na hora da teoria e das técnicas para observarmos e depois repetir umas nas outras, o acordar cedo para se organizar e depois meditar interiorizando ainda mais energias boas, a sessão de cinema com o filme “Patch Adams o Amor é contagioso”, com direito a pipoca, todos largados sobre os colchonetes e as almofadas, que mais parecia a festa do pijama, rsrsr, levei alguns livros para sortear, o pessoal se amarrou, acabei ganhando um livro de poesias do Paulo, depois fizemos uma fogueira para fazer um debate sobre o filme, foi muito legal, cantamos, demos boas risadas, até tivemos surpresas por descobrirmos que em nosso meio havia uma cantora oficial e nem ela mesma sabia, rsrs,  e eu que apesar de não levar o menor jeito com massagem, até que me sai bem, aprendi todas as técnicas. 




                         Tudo muito bom, desintoxicamos nosso organismo, nossa mente, nosso coração e nossa alma, um clima lindo de amor fraternal, isso foi o mais tocante e marcante de tudo, o Rodrigo é um ser iluminado, nos acolheu maravilhosamente bem no espaço terapêutico que é um local lindo de frente para a Beira Mar de São José, tudo muito agradável, adorei tudo, recomendo o curso para quem quiser fazer é muito bom, não apenas para quem trabalha ou quer trabalhar com a massagem, mas como experiência pessoal de auto conhecimento.